Água para Beija Flor - Alimente um Pássaro

Hoje tive uma experiência inesperada em casa na hora do almoço. Um pequeno Beija Flor invadiu a cozinha e caiu no chão. 
Pensei que estava morrendo mas estava mesmo era cansado e com sede, alimentei com o bebedouro de água com açúcar que fica no Pé de Ameixas e achei importante divulgar a matéria abaixo que foi uma pesquisa que fiz logo após o ocorrido e percebi que estou sendo incorreta em alguns casos, muitas pessoas também podem estar. 
O final dessa história você confere no fim da matéria!


Forma Correta: 
Saiba como alimentar um Pássaro, a importância e os Cuidados necessários


Como preparar água para os Beija-Flores

Não somente o Beija Flor, mas os Pássaros em geral costumam sofrer com climas quentes e falta de água em algumas regiões, você pode matar a sede deles com bebedouros de água pura!

Compramos um bonito bebedouro, enchemos com água e açúcar, instalamos num local propício e, ao invés de beija-flores, atraímos um monte abelhas! Este e outros problemas realmente podem ocorrer nos bebedouros. Outro problema bem comum é a fermentação da mistura, que pode até prejudicar s pássaros. Veja como é possível evitar estes problemas:


Atenção: tenha condições de seguir as exigências para que os animais não sejam prejudicados. O melhor a fazer é não manter bebedouros sem as condições necessárias!


Proporção açúcar/águaA alimentação artificial complementar de beija-flores é feita com uma mistura de quatro partes de água filtrada para uma parte de açúcar, medidas em volume. Por exemplo: em 100 ml da mistura, teremos 80 ml de água e 20 ml de açúcar. O excesso de açúcar é desperdício, mas não chega a causar problema aos animais. O açúcar fornece energia, mas as aves continuam necessitando buscar insetos e pequenas aranhas para sua dieta em proteínas.


Limpeza A falta de higiene nos bebedouros faz mal e até mesmo pode matar os beija-flores. Os bebedouros devem ser muito bem limpos e a água açucarada trocada diariamente. Assim, se evita o crescimento de um fungo que se instala na garganta da ave e pode causar sua morte por sufocação. Devemos ter dois bebedouros para usar em cada ponto de alimentação. Remove-se para limpeza o que foi usado e se coloca com mistura nova, o bebedouro já limpo no dia anterior.


Como fazer a limpeza: retire o bebedouro sujo, lave com água corrente, escove onde haja depósito de sujeira e pontos pretos de fungo. Coloque de molho por 20 minutos em recipiente com água misturada com um pouco de água sanitária. Enxágüe bem e deixe secar para reutilização no dia seguinte.


Obs.: Se o bebedouro estiver com manchas escuras impregnadas já é hora de substituir por um novo.


Como evitar as formigas - No caso de formigas visitarem o bebedouro, é só passar vaselina no gancho e arame que o penduram, para que elas não passem.


Como evitar as abelhasQuando abelhas começarem a visitar o bebedouro a proporção de açúcar pode ser diminuída. É que o beija-flor aceita água com menos açúcar, mas ela passa a ser desinteressante para as abelhas. As abelhas só aparecem em algumas épocas do ano, quando faltam flores no ambiente para sua alimentação. Após algumas semanas, as flores voltam à região, as abelhas não precisam mais do açúcar e desaparecem. 



Repelente natural de abelhas - Se a diminuição na concentração de açúcar na mistura para os beija-flores não for suficiente para espantar as abelhas, pode-se usar um repelente natural. A receita é a seguinte: 1 colher de sopa de vinagre + 1 colher de sopa de azeite + ¼ de dente de alho. Amasse o alho com um garfo e vá juntando os outros ingredientes, homogeneizando a mistura. Encha o bebedouro limpo com a solução de açúcar e, antes de pendurá-lo no ponto de alimentação, passe o repelente com pincel onde pousam as abelhas (flores de plástico e em torno do furo). Não deixe misturar com a solução de açúcar. A sobra do repelente pode ser guardada em geladeira por alguns dias para reutilização. Antes do reuso, deixe em temperatura ambiente por alguns minutos, misture bem seus componentes (homogeneizar) e então pincele no bebedouro.



Aves - O beija-flor-tesourão (Eupetomena macroura) que mede cerca de 19cm, é escuro e de rabo comprido, às vezes se apossa do bebedouro e não deixa mais nenhuma ave ali beber. É o dono do local! Neste caso, pode-se colocar outro ponto de alimentação um pouco mais afastado, para permitir que as outras aves também tenham oportunidade. No bebedouro para beija-flores, também podemos receber a visita de muitas cambacicas ou sebinhos (Coereba flaveola), de sanhaço-de-coqueiro (Thraupis palmarum), de saí-azul (Dacnis cayana) e de outras aves que se alimentam de néctar. Podemos anexar um poleiro ao bebedouro, para facilitar o acesso a estas outras aves. Ele pode ser um palito de churrasco, ou pauzinho japonês, atravessado na base oca do bebedouro. A finalidade do bebedouro para beija-flores é atrair estas aves para os jardins, varandas, janelas.
O bebedouro não substitui as necessidades nutricionais dos beija-flores, já que o néctar tem outros nutrientes além do açúcar e, além disso, os beija-flores se alimentam também de pequenos insetos e artrópodes, de onde obtêm proteínas.


Aprenda a fazer um bebedouro que não goteja



Para confeccioná-lo utilize:
  1. Uma tampa de pote;
  2. Uma garrafa PET usada;
  3. Uma tampa de garrafa PET;
  4. Cinco pinos (centro) de flores de bebedouro nacional;
  5. Uma placa plástica;
  6. Caneta de marcação permanente;
  7. Cola quente;
  8. Mini retífica.
Eis um pote utilizado no exemplo:

Marque na placa plástica a circunferência da tampa do pote:

Cole a tampa de garrafa no topo da tampa após retirar a flor decorativa laranja. Após colada fiz o furo central para permitir a passagem do líquido e os furos para colocar os tubos para a alimentação dos beija flores. Faça a limpeza das rebarbas e parta para o fundo.

Após marcar a placa com a caneta de marcação permanente corte a mesma com a mini retífica. Neste tamanho ela não encaixava no interior da tampa. Marque 2 mm para desgastar e foi o suficiente. Após fazer o desgaste e encaixar no interior da tampa faça a vedação com a cola quente. Coloque os tubinhos, encha a garrafa com o liquido para alimentar os beija flores e assim fica:

Para a limpeza em tempos longos é preciso deixar o reservatório de molho para limpeza profunda!
Dica: 
Para personalizar o Bebedouro, adicione flores coloridas, artificiais feitas com as sobras dos materiais utilizados.


Em tempo: Os bebedouros para beija-flores já foram incriminados como causadores de candidíase oral nesta aves, o que, entretanto, não está comprovado científicamente. Para saber mais, acesse o link http://www.ib.usp.br/ceo/mitos/mitos.htm


Fontes de pesquisa: Ambientalista Plínio Senna, do Clube de Observadores de Aves do Rio de Janeiro - COA/RJ Luiz Fernando Figueiredo, do Centro de Estudos Ornitológicos
Site recomendado: http://www.ib.usp.br/ceo/ 



Achei importante divulgar este vídeo caseiro no momento em que ajudei este lindo amiguinho porque  no áudio percebe-se  pássaros cantando ao fundo. Aqui há diferentes especieis livres, não existem gaiolas para mantê-los por perto, somos uma família completamente contra prisão de pássaros e Maus Tratos a Animais. 
Apenas água e frutas que disponibilizo em vários pontos para alimentá-los são suficientes para que cantem o dia todo no quintal.


Pode parecer "bobagem" para muitas pessoas, mas se tratando de vidas não deveria ser "bobagem" para ninguém!

Comentários

  1. Conheci seu blog hoje, estou gostando muito do conteúdo. Abraços,

    www.blogshowdebicho.blogspot.com
    www.twitter.com/JeronimoRibeiro

    ResponderExcluir
  2. Olá Dr.! Acabei de fazer parte de suas redes e é um prazer enorme ter a sua participação. Agradeço!!!

    ResponderExcluir
  3. Ola, precisando de ajuda meio urgênte. Usava os bebedouros de beija flor de pets, comprei 2 de ate 800ML, so que não presta, eles quebram porque estou com mais de 30 beija-flores vistando as aguás, preciso muito de ajuda para contruir um bom bebedouro de PET, entre em contato comigo pelo e-mail : cdmanga@gmail.com eu compro 1 para poder fazer outros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas