SALVE UM ANIMAL DE UM ENVENENAMENTO


ATENÇÃO: CONSULTE UM MÉDICO!


A matéria abaixo foi discutida entre Veterinários que descordam do uso da água oxigenada pois a mesma pode ser fatal ao animal. Então, por recomendação, substitua por água com sabão ou carvão vegetal pois provoca o vômito que expulsa tudo que o animal ingeriu mas atenção, são métodos que exigem cuidado especial e utilizado em último caso, nunca deve-se colocar um atendimento médico em segundo plano! 


Ajude a salvar um animal do envenenamento!

ANTÍDOTO CONTRA ENVENENAMENTO DE SEU CÃO (OU GATO)


Dr. Marcel Benedeti (veterinário) recomenda como agir em caso de suspeita de envenenamento de animais:

"Quando houver suspeita, dar água morna salgada ou água oxigenada 10 vol (uma colher de sopa) que , em contato com o estomago, vira água morna salgada e faz o animal vomitar . Em seguida, dar ATROVERAN (1 gota por kg de peso de 6 em 6 horas), é o melhor antídoto para venenos do tipo 1080 e chumbinho.


Tenha sempre Atroveram por perto e repasse esta informação para as pessoas que conhece.
Poderá salvar vidas. O carvão vegetal também ajuda muito em envenenamentos (inclusive em humanos ), pois é absorvente. Já existe, nas farmácias, em comprimidos.




Comentários

  1. Graças a Deus... Vou ser sempre grato pela ajuda de voces. Meu cãozinho estava passeando quando comeu algo envenenado. Abri o blog aqui e vi esta receita caseira. Fiz na hora e ele vomitou todo o veneno e logo melhorou.... MUIIIITTTO OBRIGADO, meu bb ta aqui comigo agora.

    ResponderExcluir
  2. Felipe eu me comuniquei com um veterinário que disse que a água oxigenada pode ser fatal para o animal então não é recomendado, a água com sal ou sabão provoca o vômito e é para casos em que haverá demora no atendimento médico!

    ResponderExcluir
  3. É um absurdo essas pessoas sem coração, que não respeitão os animais.

    Hoje as 06h da manha quando estava saindo pra trabalhar, me deparei com um gato que cuido na garagem da minha casa, a aproximadamente 2 anos. E ele estava todo sujo e babando :/ . Na hora já dei MERCEPTON 100 ML - ANTI-TOXICO e Enterex - Carvão vegetal ativado. E graças a Deus ele esta melhorando! Que Deus pese a mão sobre esses monstros!

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma cachorra da raça vira latas, ela tem 8 anos de idade mas sempre foi muito saudavel. nas ultimas semanas ela entrou no cio e corri a uma loja de pet shop pra comprar uma vacina pra ela como sempre fiz. comprei 2 porque era 1 pra cada 15 quilos se nao me engano. pouco tempo depois ela apresentou sintomas de envenenamento. esta muito triste, so fica deitada, nao come, esta muito magra e as patas traseiras parecem arriadas .. estou desesperada pois nao tenho condiçoes de leva la ao veterinario no momento. ja fazem 5 dias que ela esta assim.

    ResponderExcluir
  5. Faça isso e termine de matar o seu cão! Em caso de envenenamento não faça NADA, procure um médico veterinário!!!

    ResponderExcluir
  6. Escrito por Silvia Schultz - Médica Veterinária.

    A internet nos proporciona atualmente uma fonte riquíssima de informações a respeito dos vários cuidados que devemos ter com nossos animais de estimação. Orientações sobre guarda responsável, cuidados com a alimentação, dicas e recomendações de saúde estão amplamente distribuídas através de redes sociais e fóruns online. Porém, é importante entender que nem tudo o que é divulgado é verdadeiro e benéfico. Ao mesmo tempo em que informações valiosas são compartilhadas, muitas informações falsas e que trazem prejuízos aos animais também o são. Exemplos disso são as famosas “receitas caseiras milagrosas” que prometem façanhas como a cura da cinomose, controle e cura do câncer, antídoto para envenenamento, controle de ectoparasitas entre outros. Estas formulações caseiras iludem o proprietário com a promessa de uma solução rápida, barata e eficaz para os problemas do seu animal, quando na verdade não funcionam e acabam por retardar ou agravar o quadro clínico do mesmo.
    Separei então algumas das principais receitas caseiras que andam circulando pela internet e seus perigos ao serem utilizadas ou administradas a cães e gatos:

    - Dica anti-envenenamento do Dr Marcell Benedetti (dica do "atroveran"): essa é, provavelmente, a receita caseira mais divulgada na internet, e pode trazer danos irreparáveis a cães e gatos com suspeita ou comprovação de envenenamento. O texto orienta o proprietário de um animal envenenado a usar água oxigenada seguido por algumas gotas de um medicamento chamado atroveran. A água oxigenada funcionaria como estimulante para que o animal vomite, e o atroveran teria a função de neutralizar venenos como chumbinho e 1080. Vamos então aos esclarecimentos: nem todo caso de envenenamento tem indicação de provocar vômito. Algumas substâncias ácidas ou cáusticas, ao serem ingeridas e posteriormente vomitadas, levam à extensas queimaduras químicas ao longo do esôfago e cavidade oral. Outro fator importantíssimo a ser considerado é o estado de consciência do animal. Animais com hiper estimulação do sistema nervoso central (causado por alguns tipos de substâncias) podem convulsionar, o que contra indica totalmente o vômito. Animais torporosos (sonolentos) também não devem ser estimulados a vomitar pelo risco de falsa via (engasgo). Ainda, em hipótese alguma se administram líquidos ou medicamentos por via oral em animais nessas condições pelo mesmo motivo (engasgo). Quanto ao atroveran, essa medicação não possui poder algum de neutralização de substâncias tóxicas, especialmente tratando-se do veneno 1080 (monofluoracetato de sódio), que não possui nenhum antídoto conhecido.

    Ainda em relação a casos de envenenamento, várias receitas paralelas têm sido indicadas por leigos em fóruns online: leite, café, água morna, leite com soro (ou sem soro), azeite, carvão ralado em água gelada ou amassado com leite, buscopan, gema de ovos, quiabo com água batido no liquidificador, leite com açúcar, água com detergente, etc. Nenhuma dessas substâncias tem eficácia frente a casos de envenenamento e não devem ser administradas ao animal. A dica é correr com o animal para o veterinário levando consigo, quando possível, o nome ou o rótulo da substância ingerida para que os cuidados de suporte possam ser iniciados imediatamente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas