PRIMEIRAS VACINAS - FILHOTES DE CÃES E GATOS


De: Dra Tereza Cristina


Esquema de Vacinação e Vermifugação




A vacinação dos animais é um dos cuidados mais importantes para o filhote e também para o cão e gato adulto. Os animais devem ser vacinados  (imunizados) antes de  ter contato com outros animais e começar a sair na rua. Existem muitas doenças virais que podem acometer os cães e os gatos e são causadoras de um grande número de mortes, principalmente nos filhotes.

Esquema de Vacinação e Vermifugação para Cães

   
135 dias – 4ª vacina múltipla (V8 ou V10) (Rottweiler, Fila Brasileiro, Doberman, etc)
A partir da 3 ª dose da V10 ou V8 - vacinar contra a Tossi dos Canis (Bordetella)


OBS:
1) Considera-se o filhote imunizado 15 dias após a última vacina, portanto não exponha o filhote à rua.


2) Revacinar anualmente.



Esquema de Vacinação e vermifugação para gatos




OBS:
1)  Revacinar animais anualmente.


Vermifugação:
                15 dias 1ª vermifugação             
30 dias 2ª vermifugação
45 dias 3ª vermifugação

Obs: Seu Filhote deve ser vermifugado de 3 em 3 meses,
ao completar 1 ano a vermifugação poderá ser feita de 6 em 6 meses.


Comentários

  1. Tenho um cachorro da raça Picher e criou uma bolinha no lombo dele apos a vacinação. Isto é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda!

      A formação de um nódulo no local da aplicação, em geral, é decorrente de uma resposta inflamatória desencadeada pela vacina, sendo considerada normal e costuma desaparecer em 15 dias, a não ser que evolua com o tempo e até cause mudança de hábito do Animal. Nesta caso procure o médico!

      Excluir
  2. comprei um filhote de pitbull que estava com a vacina atrasada mais de um mês, devo dar as 3 vacinas tudo de novo, ou só as duas ultimas e considerar a primeira vacina que foi dada pelos criadores ?

    ResponderExcluir
  3. PEGUEI UM FILHOTINHO NA RUA COM APROXIMADAMENTE 2 MESES , COM SARNA EM TODO CORPO. JÁ TEM MAIS OU MENOS UNS 2 MESES QUE ELE ESTÁ COMIGO ,ESTÁ BEM MELHOR AGORA,, JÁ TOMOU A 1ª DOSE DA VACINA, MAIS NESSE MEIO TEMPO ELE ADQUIRIU UMA OTITE E AGORA QUE COMEÇOU A MELHORAR DO OUVIDO COMEÇOU A MANIFESTAR SINAIS /SINTOMAS DE PARVOVIROSE, EMAGRECEU BRUSCAMENTE ,E INICIOU UMA DIARRÉIA COM SANGUE E CHEIRO FÉTIDO, O QUE DEVO FAZER? APESAR DISSO SUA MUCOSA ESTÁ ROSADA E AINDA TEM APETITE E BEBE ÁGUA NORMALMENTE., POR FAVOR ME ORIENTE. OBRIGADA ANA PAULA.

    ResponderExcluir
  4. tenho um gatinho da raça siamesa,porem ele e novinho,tem so 02 meses ,mais esta num processo que quando entra em contato com pessoas fica muito arisco e começa a arranhar as pessoas ,isso e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iara isso é relativamente complexo a não ser pelo fato de ser um filhote que pode estar se sentindo ameaçado pela frequência de estranhos em seu único ambiente de privacidade. Os gatos já são ariscos por natureza, então ofereça um cantinho onde ele possa se sentir seguro destas visitas. Adoro assistir 'Meu gato endiabrado', assim como 'O encantador de cães', ambos passam muita informação: https://www.facebook.com/MeuGatoEndiabrado

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas