...

B. O. ANIMAL

Página de Registros, o Blog B.O.Animal ajuda a denunciar e arquivar casos testemunhados por Protetores e Simpatizantes da Causa Animal para não se deixar esquecer dos agressores (nem sempre punidos) e cúmplices de maus tratos e ocultação da verdade. Além de oferecer matérias importantes e interessantes sobre a vida animal, saúde, idade, alimentação, receitas caseiras, tirando dúvidas entre leitores sobre tratamentos e socorros!

Demos o primeiro passo, buscamos apoio e lutamos por Justiça às Vítimas, fatos que foram testemunhados e registrados por Protetores e Simpatizantes da Causa Animal são divulgados e arquivados, não conheceríamos os três maiores criminosos de outra forma: CAMILA CORREIA, DALVA LIMA DA SILVA e CLÁUDIO CÉSAR MESSIAS.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Água para Beija Flor - Alimente um Pássaro

Hoje tive uma experiência inesperada em casa na hora do almoço. Um pequeno Beija Flor invadiu a cozinha e caiu no chão. 
Pensei que estava morrendo mas estava mesmo era cansado e com sede, alimentei com o bebedouro de água com açúcar que fica no Pé de Ameixas e achei importante divulgar a matéria abaixo que foi uma pesquisa que fiz logo após o ocorrido e percebi que estou sendo incorreta em alguns casos, muitas pessoas também podem estar. 
O final dessa história você confere no fim da matéria!


Forma Correta: 
Saiba como alimentar um Pássaro, a importância e os Cuidados necessários


Como preparar água para os Beija-Flores

Não somente o Beija Flor, mas os Pássaros em geral costumam sofrer com climas quentes e falta de água em algumas regiões, você pode matar a sede deles com bebedouros de água pura!

Compramos um bonito bebedouro, enchemos com água e açúcar, instalamos num local propício e, ao invés de beija-flores, atraímos um monte abelhas! Este e outros problemas realmente podem ocorrer nos bebedouros. Outro problema bem comum é a fermentação da mistura, que pode até prejudicar s pássaros. Veja como é possível evitar estes problemas:


Atenção: tenha condições de seguir as exigências para que os animais não sejam prejudicados. O melhor a fazer é não manter bebedouros sem as condições necessárias!


Proporção açúcar/águaA alimentação artificial complementar de beija-flores é feita com uma mistura de quatro partes de água filtrada para uma parte de açúcar, medidas em volume. Por exemplo: em 100 ml da mistura, teremos 80 ml de água e 20 ml de açúcar. O excesso de açúcar é desperdício, mas não chega a causar problema aos animais. O açúcar fornece energia, mas as aves continuam necessitando buscar insetos e pequenas aranhas para sua dieta em proteínas.


Limpeza A falta de higiene nos bebedouros faz mal e até mesmo pode matar os beija-flores. Os bebedouros devem ser muito bem limpos e a água açucarada trocada diariamente. Assim, se evita o crescimento de um fungo que se instala na garganta da ave e pode causar sua morte por sufocação. Devemos ter dois bebedouros para usar em cada ponto de alimentação. Remove-se para limpeza o que foi usado e se coloca com mistura nova, o bebedouro já limpo no dia anterior.


Como fazer a limpeza: retire o bebedouro sujo, lave com água corrente, escove onde haja depósito de sujeira e pontos pretos de fungo. Coloque de molho por 20 minutos em recipiente com água misturada com um pouco de água sanitária. Enxágüe bem e deixe secar para reutilização no dia seguinte.


Obs.: Se o bebedouro estiver com manchas escuras impregnadas já é hora de substituir por um novo.


Como evitar as formigas - No caso de formigas visitarem o bebedouro, é só passar vaselina no gancho e arame que o penduram, para que elas não passem.


Como evitar as abelhasQuando abelhas começarem a visitar o bebedouro a proporção de açúcar pode ser diminuída. É que o beija-flor aceita água com menos açúcar, mas ela passa a ser desinteressante para as abelhas. As abelhas só aparecem em algumas épocas do ano, quando faltam flores no ambiente para sua alimentação. Após algumas semanas, as flores voltam à região, as abelhas não precisam mais do açúcar e desaparecem. 



Repelente natural de abelhas - Se a diminuição na concentração de açúcar na mistura para os beija-flores não for suficiente para espantar as abelhas, pode-se usar um repelente natural. A receita é a seguinte: 1 colher de sopa de vinagre + 1 colher de sopa de azeite + ¼ de dente de alho. Amasse o alho com um garfo e vá juntando os outros ingredientes, homogeneizando a mistura. Encha o bebedouro limpo com a solução de açúcar e, antes de pendurá-lo no ponto de alimentação, passe o repelente com pincel onde pousam as abelhas (flores de plástico e em torno do furo). Não deixe misturar com a solução de açúcar. A sobra do repelente pode ser guardada em geladeira por alguns dias para reutilização. Antes do reuso, deixe em temperatura ambiente por alguns minutos, misture bem seus componentes (homogeneizar) e então pincele no bebedouro.



Aves - O beija-flor-tesourão (Eupetomena macroura) que mede cerca de 19cm, é escuro e de rabo comprido, às vezes se apossa do bebedouro e não deixa mais nenhuma ave ali beber. É o dono do local! Neste caso, pode-se colocar outro ponto de alimentação um pouco mais afastado, para permitir que as outras aves também tenham oportunidade. No bebedouro para beija-flores, também podemos receber a visita de muitas cambacicas ou sebinhos (Coereba flaveola), de sanhaço-de-coqueiro (Thraupis palmarum), de saí-azul (Dacnis cayana) e de outras aves que se alimentam de néctar. Podemos anexar um poleiro ao bebedouro, para facilitar o acesso a estas outras aves. Ele pode ser um palito de churrasco, ou pauzinho japonês, atravessado na base oca do bebedouro. A finalidade do bebedouro para beija-flores é atrair estas aves para os jardins, varandas, janelas.
O bebedouro não substitui as necessidades nutricionais dos beija-flores, já que o néctar tem outros nutrientes além do açúcar e, além disso, os beija-flores se alimentam também de pequenos insetos e artrópodes, de onde obtêm proteínas.


Aprenda a fazer um bebedouro que não goteja



Para confeccioná-lo utilize:
  1. Uma tampa de pote;
  2. Uma garrafa PET usada;
  3. Uma tampa de garrafa PET;
  4. Cinco pinos (centro) de flores de bebedouro nacional;
  5. Uma placa plástica;
  6. Caneta de marcação permanente;
  7. Cola quente;
  8. Mini retífica.
Eis um pote utilizado no exemplo:

Marque na placa plástica a circunferência da tampa do pote:

Cole a tampa de garrafa no topo da tampa após retirar a flor decorativa laranja. Após colada fiz o furo central para permitir a passagem do líquido e os furos para colocar os tubos para a alimentação dos beija flores. Faça a limpeza das rebarbas e parta para o fundo.

Após marcar a placa com a caneta de marcação permanente corte a mesma com a mini retífica. Neste tamanho ela não encaixava no interior da tampa. Marque 2 mm para desgastar e foi o suficiente. Após fazer o desgaste e encaixar no interior da tampa faça a vedação com a cola quente. Coloque os tubinhos, encha a garrafa com o liquido para alimentar os beija flores e assim fica:

Para a limpeza em tempos longos é preciso deixar o reservatório de molho para limpeza profunda!
Dica: 
Para personalizar o Bebedouro, adicione flores coloridas, artificiais feitas com as sobras dos materiais utilizados.


Em tempo: Os bebedouros para beija-flores já foram incriminados como causadores de candidíase oral nesta aves, o que, entretanto, não está comprovado científicamente. Para saber mais, acesse o link http://www.ib.usp.br/ceo/mitos/mitos.htm


Fontes de pesquisa: Ambientalista Plínio Senna, do Clube de Observadores de Aves do Rio de Janeiro - COA/RJ Luiz Fernando Figueiredo, do Centro de Estudos Ornitológicos
Site recomendado: http://www.ib.usp.br/ceo/ 



Achei importante divulgar este vídeo caseiro no momento em que ajudei este lindo amiguinho porque  no áudio percebe-se  pássaros cantando ao fundo. Aqui há diferentes especieis livres, não existem gaiolas para mantê-los por perto, somos uma família completamente contra prisão de pássaros e Maus Tratos a Animais. 
Apenas água e frutas que disponibilizo em vários pontos para alimentá-los são suficientes para que cantem o dia todo no quintal.


Pode parecer "bobagem" para muitas pessoas, mas se tratando de vidas não deveria ser "bobagem" para ninguém!

3 comentários:

  1. Conheci seu blog hoje, estou gostando muito do conteúdo. Abraços,

    www.blogshowdebicho.blogspot.com
    www.twitter.com/JeronimoRibeiro

    ResponderExcluir
  2. Olá Dr.! Acabei de fazer parte de suas redes e é um prazer enorme ter a sua participação. Agradeço!!!

    ResponderExcluir
  3. Ola, precisando de ajuda meio urgênte. Usava os bebedouros de beija flor de pets, comprei 2 de ate 800ML, so que não presta, eles quebram porque estou com mais de 30 beija-flores vistando as aguás, preciso muito de ajuda para contruir um bom bebedouro de PET, entre em contato comigo pelo e-mail : cdmanga@gmail.com eu compro 1 para poder fazer outros.

    ResponderExcluir