TERMO DE ADOÇÃO - POSSE RESPONSÁVEL

POSSE RESPONSÁVEL - PARA QUE SERVE?

Animais de estimação não são brinquedo e muito menos descartáveis, por isso ao adotar um ou doar um animal é importante que seja feito o termo de responsabilidade para adoção de animais. Esse procedimento evita futuros abandonos, pois fica documentado quem é responsável e quem deve garantir a vida digna do animal em questão.

É importante uma 'entrevista' ao interessado em adotar, pois o mesmo necessita ter casa própria, murada e com quintal, ser maior de 18 anos e independente, sua família deve estar ciente da adoção e em caso de viagem por exemplo, quem ficará responsável pelo animal. Bem como é de suma importância deixar claro informações quanto a raça e o porte do animal.

Modelo:




Termo de adoção e guarda responsável

Eu______________________________________RG:____________________residente à____________________________________________  nº________ Compl._____________________Bairro________________________________CEP:___________________________(Cidade/Estado)___________________ Fone__________________________ cel:_____________________________ E-mail:____________________________________________, estou adotando e assumindo total responsabilidade pelo seguinte animal:
Espécie: _____________ Raça:_______________ Cor: ________________ Sexo: _______________ Idade:_____________ RGA __________________ .
Me comprometo a:
1. Garantir o bem-estar deste animal, respeitando suas características e zelando pelas suas necessidades psicológicas e físicas;
2. Garantir sua saúde física fornecendo abrigo, alimento adequado, higiene, vacinas e levando-o regularmente ao veterinário;
3. Garantir sua saúde psicológica respeitando suas características e fornecendo atenção, carinho, e a possibilidade de interagir com outras pessoas ou animais;
4. Garantir sua segurança, mantendo-o sempre dentro de casa e fazendo passeios com coleira e guia (no caso de cães);
5. Mantê-lo em ambiente limpo, arejado e espaçoso, com possibilidade de abrigo do sol ou chuva;
6. Não mantê-lo preso em espaços pequenos ou em correntes;
7. Identificá-lo com plaquinha ou microchip, tornando mais fácil recuperá-lo caso ele se perca;
8. Garantir sua esterilização (castração), ou buscar apoio junto às Ong’s ou Prefeitura Municipal;
9. NUNCA e em nenhuma circunstância abandoná-lo na rua ou entregá-lo a um desconhecido;
10. Comunicar qualquer outro destino que envolva o animal, tais como desaparecimento ou morte;
11. Permitir a visita do protetor responsável pela adoção ou antigo dono até a completa adaptação do animal (6 meses).
Estou ciente de que:
· Um cão ou gato pode viver até 15 anos ou mais, e durante todo este tempo serei responsável pelo seu bem-estar, principalmente durante sua velhice;
· O não cumprimento dos itens acima poderá ser interpretado como maus-tratos, o que acarretará a retirada do animal pelo doador responsável a qualquer tempo;
 · Maus-tratos é crime e estarei sujeito às penas previstas pela Lei Federal de Proteção aos Animais nº 9605 art. 32 de 13/fevereiro/1998 no caso de infração.

(Cidade/Estado) ___________________________________, (data) ___/___ / 20____ .

Adotado por: ________________________ (assinatura)
Doado por: __________________________ (nome e assinatura)
Testemunha 1: ________________________(nome e assinatura)
Testemunha 2: ________________________(nome e assinatura)

“A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana.”
Charles Darwin

Antes de você adotar um animalzinho de estimação, deve sempre lembrar que ele vai exigir cuidados, dedicação, tempo e que ele pode viver mais de 10 anos. 
Eles se apegam ao seu dono, são fiéis e amorosos. 
O abandono, além de ser crime perante a Constituição brasileira, é uma crueldade. 
Eles sofrem como nós: sentem frio, fome, sede, solidão, medo. 


PENSE BEM - É PARA TODA A VIDA!

As pessoas que moram com você estão de acordo com a adoção? 


Sua casa/apto tem espaço suficiente para a espécie de animal escolhido? 

Se você mora em apartamento, já perguntou se é permitido ter animais de estimação? 

O animal escolhido é realmente um animal doméstico ? (Não se devem manter em cativeiro animais silvestres, da fauna brasileira) Não adote um animal pensando que ele é um "brinquedo" para as crianças. 

Você está disposto a cuidar do animal durante toda sua vida? (Afinal cães e gatos vivem 10 a 20 anos em média) 

Você já pensou se quer um filhote ou um animal adulto? Geralmente a primeira escolha é sempre por um filhote, e é também a forma mais trabalhosa já que ele exige cuidados, dedicação permanente e orientações. 

Você já pensou em quem vai cuidar do animal durante suas férias ou situações de emergência? 

Você será um dono responsável pelos filhotes do seu animal e/ou providenciará a esterilização do mesmo? (A castração é um dos mandamentos básicos da posse responsável, pois - inclusive - aumenta o tempo de vida dos animais) 

Você escolheu criteriosamente a espécie de animal que melhor se adaptará ao seu estilo de vida? 

Você cuidará dele, dando banhos e levando-o para passear regularmente? 

Você terá condições de mantê-lo dentro dos limites de sua propriedade ou o mesmo andará livremente pelas ruas? (O segundo mandamento principal da posse responsável é não deixar os animais terem acesso às ruas, onde estarão expostos aos maus-tratos e crueldades dos humanos... lembre-se que o animal sente como nós, mas não pensa como nós!) 

Se respondeu SIM !!! Parabéns !!!


OUTRAS COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER, CASO TENHA RESPONDIDO SIM ÀS PERGUNTAS ACIMA: 

TEMPO DE VIDA: Saiba que um cão vive em média 14 anos e um gato, em média 20 anos. 

ALIMENTAÇÃO: Os animais precisam ser alimentados com ração, sendo que o gato não deve ser alimentado com ração de cães e vice e versa. Para o gato, deixe uma quantidade à disposição, de acordo com as instruções no pacote. Ele come várias vezes ao dia. Já para o cão, determine horários para as refeições ou, caso não seja possível, deixe uma quantidade disponível. 

ÁGUA: Animais também precisam de água. Deixe uma vasilha limpa para que ele beba quando sentir sede. Troque a água todos os dias e, se possível, mais de uma vez. 

LOCAL: Nunca o deixe ao relento, com frio ou na chuva. Deixe-o em local seco, arejado, de preferência perto de você. Se isso não for possível, não o deixe no chão duro. Disponibilize uma almofada, uma casinha, um colchonete. Mantenha o local limpo e não coloque a comida perto de onde ele faz xixi. Se você mora em casa, tome cuidado para que ele não fuja para a rua. Ele pode ser atropelado, envenenado ou se perder e ir parar na carrocinha. Se você mora em casa e tem um gato, seria importante castrá-lo para que ele saia menos (a maioria não volta). Se possível, coloque uma plaquinha de identificação com o seu telefone atrás. Se você mora em apartamento, coloque redes de proteção. O gato cai sim, e não tem sete vidas. Se você sair para passear com o seu cão, mantenha-o sempre na guia. Ele pode se distrair, atravessar a rua e ser atropelado. Não custa nada. E não esqueça de recolher as fezes. Nunca deixe o seu animal acorrentado ou preso numa gaiola. Ele não é criminoso. Isso é cruel. Afinal, você deu um lar ou uma prisão a ele? 

VACINAS: Todo animal deve ser vermifugado e vacinado quando filhote, e o reforço da vacina deve ser dado anualmente. Os cães devem ser vacinados a partir dos 45 dias (tempo parar desmamar), contra parvovirose, cinomose, coronavirose, raiva, hepatite infecciosa, leptospirose, parainfluenza, adenovirose e traqueobronquite. Dependendo do porte do cão, ele deverá tomar mais duas ou três doses de reforço, com um intervalo de 21 dias entre elas. Os gatos, a partir dos dois meses, contra raiva, panleucopenia, rinotraqueíte, clamidiose e calicivirose. Há também vacina contra a leucemia (FeLV), mas ainda existem controvérsias sobre ela. 

CASTRE SEU ANIMAL - ESSE É UM ATO DE AMOR: Esterilizando o seu animal, você evitará que ele tenha crias indesejadas. Você não poderá ficar com todos e vai evitar que haja mais animais abandonados. A cada ano, centenas de filhotes indesejados são jogados nas ruas. Não é fácil conseguir um lar para todos os filhotes, e você nunca terá garantias de que serão bem tratados. Os animais podem ser castrados a partir dos quatro meses. Quanto mais cedo for feita a esterilização, menores as chances de tumores nas fêmeas e de inflamação da próstata e testículos nos machos. E menores serão as chances dele fugir. 

NÃO O CASTIGUE NEM MALTRATE: Punição física não adianta nada, e não corrige comportamentos indesejados. Bater no animal, além de ser um ato de extrema covardia, fará com que ele se torne medroso e inseguro, o que não é bom nem para ele nem para você. Trate seus animais como você gostaria de ser tratado. Este é um princípio básico da humanidade. 

PROVIDENCIE TRATAMENTO VETERINÁRIO SEMPRE QUE FOR PRECISO 

Não busque resoluções ou dicas com quem não é veterinário. Se o seu animal apresentar qualquer sintoma de doença: deixar de comer, apresentar sangue nas fezes ou urina, parar de urinar ou defecar, vomitar ou apresentar depressão, queda de pêlo, leve-o imediatamente ao veterinário. Se você não tiver condições, há locais onde você poderá tratá-lo a preços mais baixos, como os hospitais das faculdades de veterinária. 

SEJA COMPANHEIRO SEMPRE: Aprenda a respeitar o jeito de ser de cada animal. É isso que o faz único. Trate-o sempre com carinho e amor. Procure compreender que tudo o que ele faz é para agradá-lo e fazer-se digno do seu amor. Aceite esse amor incondicional. Ninguém será capaz de amá-lo de forma tão desinteressada e isenta de julgamentos como seu animal. 

SUPERE AS DIFICULDADES - VOCÊ É RESPONSÁVEL: Nem sempre as coisas são como desejamos... Nem sempre nossos animais se comportam da forma esperada. Mas lembre-se de que você é responsável por ele, seja como for, aconteça o que acontecer. E que ninguém abandona um filho porque teve mau comportamento, se envolveu com drogas, meteu-se em encrencas... 

NA VELHICE, NÃO O DESAMPARE: Não é justo que você se desfaça do animal justamente na fase em que ele mais precisará de você. Nossa sociedade é extremamente injusta com os idosos. Não seja você mais um a engrossar as fileiras da indiferença e da falta de gratidão. Seu animal o amou e compreendeu a vida inteira... Cuide dele até o fim. 

JAMAIS O ABANDONE: Finalmente, jamais abandone. Animais abandonados são presa fácil das piores crueldades. Não caia na conversa de que sempre haverá alguma "alma boa" que cuide dele. A realidade não é essa.


Comentários

Postagens mais visitadas