Extermínio de 60 Animais em Jaraguá foi cancelado

ASPAAN comunica negociação com Prefeitura de Jaraguá

O texto à seguir foi retirado do Blog da ASPAAN: http://aspaananapolis.blogspot.com.br/2012/06/manifestacao-em-jaraga.html
De: 23/06/2012

MANIFESTAÇÃO EM JARAGUÁ


Em 23 de Junho de 2012, a ASPAAN ANÁPOLIS realizou a manifestação na cidade de Jaraguá, Estado de Goiás para negociar a situação da denúncia de uma moradora da cidade que nos procurou pessoalmente e relatou que a Prefeitura desta cidade realizou a captura de cães abandonados e segundo a denunciante, também foram capturados cães que estavam dentro de residências de moradores e na data de hoje (23|06) todos seriam sacrificados a pauladas.


Na manhã de hoje conversamos com alguns moradores da cidade de Jaraguá que nos deram depoimentos dizendo que realmente os cães foram capturados das ruas e de dentro dos quintais de residências e que havia o “burburinho” que estes cães seriam sacrificados a pauladas.


Nos encontramos com o Secretário Administrativo Sr. Cláudio e o Secretário de Saúde Sr. Marcos onde os mesmos informaram que o sacrifício seria realizado por meio de injeções letais na data de hoje, porém com nossa solicitação o sacrifício havia sido cancelado e alegam que a captura dos cães eram dos que estavam apenas nas ruas.


Compreendemos que a prática de eutanásia seja realizada, entretanto para os casos em que não há mais chance de recuperação do animal e no intuito de abreviar o sofrimento do agonizante. Fazer sacrifício de mais de 60 cães saudáveis, é extermínio em massa!


A negociação ficou firmada que será estendido o prazo para mais 10 dias para os moradores buscarem os cães que forem de sua propriedade, e aberta a adoção dos cães aos interessados mediante o pagamento da taxa que a Prefeitura irá estipular e quem não estiver de acordo em efetuar o pagamento, poderá prestar serviços comunitários.


A Prefeitura se comprometeu e fazer uma divulgação efetiva e contínua durante este período para que a população fique sabendo da oportunidade de resgatar os animais ou adotá-los.
O Secretário também informou que foram capturados 97 cães no período de 04 dias e cerca de 33 foram resgatados pelos donos.


Neste prazo, vamos acompanhar o processo e verificar o empenho da Prefeitura em dar destino aos 64 cães que estão, hoje, confinados em baias para cavalos no Parque de Exposição Pecuária da cidade, onde visitamos e os encontramos alojados de improviso em locais sem condições de higiene, sem local para exposição ao sol, com água e comida em meio a fezes de cavalo.


Solicitamos a limpeza do local de imediato, pois a situação configura Maus Tratos conforme prevê a Lei Federal de Crimes Ambientais número 9.605 art. 32:
Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.


A Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá também programará campanhas de castrações para a população a fim de que o número de animais abandonado nas ruas seja cada vez menor, e acreditamos que uma campanha de conscientização para que os proprietários de cães os mantenham dentro de suas residências, evitando que eles saiam as ruas também contribuirá em diminuir o abandono, pois os animais que podem circular nas ruas cruzam com os cães sem donos, estão sujeitos a adquirir doenças e causar acidentes.


Ficou acordado também, que a ASPAAN ANÁPOLIS se compromete a auxiliar nas doações, divulgando as fotos dos cães nos meios de comunicação utilizados pela ONG.


Mas ficaremos vigilantes, acompanhando toda a ação da Prefeitura de Jaraguá que tem a obrigação e a responsabilidade em resolver a questão de saúde pública da sua cidade e não simplesmente de repassar o problema para uma instituição sem fins lucrativos, como a nossa, que atua por amor aos animais, que subsiste de recursos provenientes de doações particulares espontâneas, para arcar com consequências de uma ação como esta: sem planejamento, causando transtornos para a população de Jaraguá, maus tratos aos animais apreendidos e deixar para pessoas de bem, como as do grupo da ASPAAN, pagar a conta!


A cidade de Jaraguá é muito bonita, arborizada, próspera, limpa e organizada. Acreditamos na palavra do Secretário de Saúde Sr. Marcos e confiamos que ele irá prezar pela imagem da cidade resolvendo este impasse da melhor forma possível para os animais e para a população de Jaraguá.


Equipe ASPAAN ANÁPOLIS.

Postado por ASPAAN ANÁPOLIS às 13:51


É importante a participação dos moradores e pessoas próximas para que todos os Animais saudáveis sejam adotados e que este episódio quase trágico sirva de grande exemplo para outras cidades, outros moradores e demais Prefeituras desinteressadas em Feiras de Adoção, Palestras sobre Posse Responsável, Castração Gratuita e entre outros apoios à Causa Animal.

Parabéns à Denunciante, à ASPAAN e pessoas envolvidas.

Comentários

Postagens mais visitadas