Cães e Gatos usados como Iscas de Tubarão


Fonte: "O Grito Do Bicho"



QUAIS SÃO OS FATOS REAIS SOBRE OS CÃES USADOS COMO ISCA NA ILHA RÉUNION?

Todos sabem que sou meia osso duro de roer e não caio na esparrela de ir atrás de tudo que aparece na Internet. Lembram do caso das "tartarugas da Costa Rica que se transformaram em tartarugas da margem esquerda do Rio Solimões"? só de pensar me arrepio!!!!

Bem, agora, fui correr atrás do caso dos "cães usados como isca" na Ilha da Réunion, uma possessão francesa na costa oriental da África. Olhem o que apurei:

Em 2005, varias denuncias chegaram à França, e no resto do mundo, sobre pescadores que saíam com cães/gatos nos barcos e lá, em alto mar, colocavam ganchos no pescoço ou narina do animal e os atiravam na água transformando-os em isca para a pesca do tubarão.

Escolhi, apenas, a matéria publicada no
National Geographic para representar todas as dezenas delas vinculadas na mídia e em sites.

Três ONG´s de proteção animal se destacaram nas ações contra esta suposta prática:

1 - a Fundação Brigitte Bardot, que teve uma audiência com o Ministro de Alem Mar da época, François Baroin, conseguiu que o governo local expedisse uma portaria proibindo a presença de qualquer animal vivo em barcos de qualquer espécie e a garantia que a fiscalização seria severa até mesmo com helicópteros. Veja no link 

Mesmo com tais providências desde 2005, volta e meia, chegam aquela ONG informações que continua acontecendo tal prática. No dia 04/10/11, a Fundação enviou ao Prefeito da Ilha uma carta cobrando maior fiscalização a respeito:
http://www.fondationbrigittebardot.fr/site/actu.php?id=40363

Na matéria publicada pelo "Jornal Zinfos 974" em 05/10/11, um membro do Clube da Pesca respondeu as denúncias de Brigite Bardot com os seguintes argumentos:
- usar linha de nylon para enganchar cães do jeito fotografado no único caso mostrado ate hoje, é impossível. Para se pescar tubarões com isca tem que ser através de cabos de aço e jamais seria preciso amarrar com fios de nylon as pernas de um filhote de cão;
- até agora somente um caso foi denunciado e o cara que fez isto foi preso e cumpriu pena, mesmo sem flagrante. O acusado era doente mental e bebia muito;
- os animais encontrados no estômago de tubarões é porque eles chegam perto dos barrancos onde muitos animais mortos são atirados por moradores da Ilha.

Pedi a nossa querida amiga Beatriz Mac Dowell, da ONG CRAC Europe , para perguntar a Fundação Brigite Bardot qual seria a verdade dos fatos. O diretor a respondeu:
"E' um problema delicado pois as informações que nos chegam são sempre contraditorias. As autoridades negam os fatos, nossos contatos locais nos falam de uma pratica marginal mas no entanto há ainda casos isolados verificados.
Medidas foram tomadas na ocasião da audiência que tivemos em 2005 com François Baroin, o então Ministro de Além Mar : publicação de uma portaria (arrêté), multiplicação dos controles (inclusive com helicópteros), detalhe ver :http://www.fondationbrigittebardot.fr/site/actu.php?id=4021&IdCat. Portanto a situação não nos parece tão critica quanto anunciada nos diferentes sites, não obstante, casos extremos e isolados de uso de iscas vivas (cachorros e gatinhos) são ainda as vezes constatados na ilha da Reunião."
LEIAM O E-MAIL COMPLETO


2 - a ONG "30 Milhões de Amigos", responsável pelas denúncias iniciais, segundo seu site, coletou 800 mil assinaturas (manuais e via Internet) que foram entregues ao Conselheiro do Ministro AlemMar, em duas ocasiões. Foram responsáveis pela prisão do único pescador até hoje julgado (em 30/09/05) cuja penalidade (3 meses de prisão e uma pequena multa) não agradou em nada aos militantes, já que poderia ter sido bem maior, segundo o código penal francês. Eles conseguiram iniciar um programa de castração dos animais naquela Ilha e a promessa da prefeitura em fazer um grande mutirão de castração juntamente com as outras ONG´s. Não há informações se houve continuidade do programa. Os links comprobatórios são estes:
- http://www.30millionsdamis.fr/la-fondation/nos-actions/proteger-les-animaux/chiens-appats-de-la-reunion-le-martyr-a-cesse/chien-appats-de-la-reunion-le-martyr-a-cesse.html
- http://www.30millionsdamis.fr/la-fondation/nos-actions/proteger-les-animaux/chiens-appats-de-la-reunion-le-martyr-a-cesse/300-000-signatures-de-plus-deposees-au-ministere-de-loutre-mer.html


Nos dois links abaixo há vídeos que demoram a abrir, mas, vale a pena conferir:
- http://www.30millionsdamis.fr/acces-special/web-tv/agir/par-dela-les-oceans.html
(mostram o cachorro da foto que correu o mundo sendo atendido, mas, destacam mais a questão da quantidade de animais abandonados na Ilha. Inclusive, mostram o recolhimento de alguns cães e gatos locais e o encaminhamento para adoção - 2005)

- http://www.30millionsdamis.fr/acces-special/web-tv/agir/jugement-a-la-reunion.html
(mostram o julgamento de um homem que supostamente teria utilizado cães como isca. Encontraram em sua casa alguns animais muito maltratados. Ele foi condenado a 3 meses de prisão e o advogado alegou que foi um caso esporádico e que a pena não foi a máxima por que houve apenas suspeição da tal prática - 2005)

3 - a Seashepherd, em função das denúncias, publicou no seu site (amplamente divulgado na imprensa) que daria uma recompensa no valor de 1000 euros para qualquer policial da Ilha que flagrasse, comprovadamente, o primeiro caso desta prática cruel. Aos subsequentes daria 200 euros de recompensa para cada caso apurado. Pelo que se tem notícia, nenhum caso foi apurado depois. Comprove nos links:
http://usi.plongee.fsgt.org/spip.php?article14 (publicado em 2009 em site francês)
- http://www.seashepherd.org/get-involved/rewards.html#la_reunion (site da Seashepherd - 2006)


CONSIDERAÇÕES:
- os protetores alegaram que os tubarões não comem carniça para provar que os animais eram comidos vivos quando usados como isca. Não é verdade. No estômago de tubarões e baleias são encontrados lixo das mais variadas espécies, inclusive, latas de óleo;

- este link questiona a veracidade dos fatos contados sobre cães serem usados como isca. http://www.snopes.com/critters/crusader/sharkbait.asp. Vejam a tradução da colaboradora Cristina Calixto clicando AQUI

- matérias atemporais que relatam como se o fato fosse atual (existem dezenas):
1 - http://www.stripers247.com/phpBB2/showthread.php?t=5212 - 2006
2 - http://www.planetasos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=369:caes-usados-como-isca-para-tubarao-em-ilha-francesa&catid=38:noticias&Itemid=63 - maio/11 republica matéria de 2007 
4 - http://www.planetasos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=369:caes-usados-como-isca-para-tubarao-em-ilha-francesa&catid=38:noticias&Itemid=63 - 2011

Vídeo vinculado em 2009 com imagens da "ONG 30 Milhões de Amigos" divulgando uma petição que já havia sido entregue desde 2005.



O QUE CONCLUI DA MINHA PESQUISA?

Considerando a essência do "serumano", provavelmente, houve casos esporádicos de uso de animais vivos em tal prática, não sendo um procedimento considerado normal entre os pescadores daquela Ilha. Tais pescadores usavam sim (e ainda hoje o fazem), carcaças de animais mortos como isca em pesca de tubarão. É um fato confessado que acredito seja o motivo de encontrarem ainda, eventualmente, pêlos em estômagos de tubarões capturados.

O próprio diretor da Fundação Brigite Bardot reconhece a delicadeza da situação já que, provavelmente, pescadores mais humildes se utilizem de tal recurso.
O encontro do cão com um anzol enganchado no focinho cuja foto corre o mundo desde 2005 com a explicação que ele conseguira fugir de uma tentativa de usá-lo como isca na suposta prática (digo suposta porque não houve comprovação de nenhum caso) não me convenceu muito, embora, não duvide ser possível. É que existem contradições nas narrativas apresentadas o que levam as denúncias a ficarem inconsistentes.

Quem tem casa de praia e já viveu em beira do mar como eu vivi durante um ano (um belo romance com um pescador numa ilha particular... ai, que loucura!) pode narrar a quantidade de acidentes que acabam acontecendo com cães. Vi vários casos parecidos e até piores que este. Cães embolados em linhas com anzóis colocados no mar, era o mais comum, porque eles iam nadando atrás dos barcos quando seus donos não os levavam. Quando havia maré baixa, cães nadavam de uma ilha para outra, na boa e aí aconteciam vários acidentes... água viva, então..... um deles, enquanto nadava engoliu uma água viva... morreu nos meus braços vomitando o estômago... horrível....

O que me pesou numa análise de fatos, é que havia um movimento ambientalista local que lutava contra o massacre de tubarões para retirada de suas barbatanas. Penso que houve um aproveitamento de tal suspeição de uso de cães como isca, para chamar a atenção sobre tal massacre. Outra coisa que me pareceu (facilmente comprovada pelos vídeos da própria ONG "30 milhões de amigos") foi o aproveitamento do caso para chamar a atenção da quantidade de animais abandonados naquela Ilha. Se verdadeiros tais expedientes, endosso plenamente.

Uma coisa que me incomoda muito é que ninguém considerou que o tal cão era um filhote de labrador. Ora, teria ele tamanha habilidade de fugir de uma pescaria em alto mar como foi narrado? outros boatos dão conta que os pescadores sangravam os animais na véspera para que eles ficassem cheios de sangue e aí aguçassem a "fome" dos tubarões quando fossem atirados ao mar..... Gente, raciocina a praticidade, pelo amor de Deus!!!!

Alguns pescadores podem mesmo ter pego cães abandonados e os matado para isca. Isto é possível e aliás, confessado pelo próprio governo e sociedade de pesca. Agora, daí viajar na maionese, não viajo não.... Até porque pessoas (?) dizem que a prática continua acontecendo... mas gente, com a tecnologia que temos hoje, não era, ao menos, para ter pintado na internet uma fotinho ou um vídeozinho? Pô, já são, praticamente, 7 anos passados!!!! São denúncias sempre com base em suposições. O Seashepeard até hoje mantêm a recompensa...

Agora, o que me irrita mesmo, é a inconsequência de pessoas (até bem intencionadas) que tomam atitudes sem nem apurar os fatos. Acreditam em tudo e p´ra tudo se faz petição. O uso abusivo das tais "petições" vai acabar desmoralizando o trabalho sério que outros fazem. No nosso blog só postamos petições de ONG´s ou pessoas identificadas que explicam, exatamente, o que pretendem fazer com a tal petição.

Para exemplificar, peço que vejam uma destas, no link abaixo, que está sem data, que não diz para quem será dirigida, que não narra os fatos coerentemente e ainda por cima é baseada em fatos de 2005:
http://www.peticao24.com/diga_nao_a_usar_cachorros_como_iscas_de_tubaroes
Recebo zilhões de e-mails com esta desgraceira e fico injuriada de ver tanta gente que não se dá conta da seriedade com que devemos conduzir nossos trabalhos pela causa.

Bem, encerro dizendo que cães, gatos e até outros animais, serão encontrados no estômago de tubarões não só naquela Ilha, mas, em outros tantos lugares. Aliás, uma coisa que não entendi, até agora, é que na Ilha tem uma representação da SPCA que parece bem atuante. Será que lá tem briga de ONG´s como tem aqui no Brasil? kakakaka.... muito estranho ela não ter se metido na história que levou outras 3 ONG´s lá da França irem ao local para desenrolar tudo isto....

Sei não, mas, se alguém souber mais alguma coisa, me informa.... pleeeasse, porque este material demorou para ser concluído. Agradecimentos às nossas queridas Bia e Cris que colaboraram para o enriquecimento das informações.
_________________

ET.: galera, tem um vídeo babaca que, baseado nas informações deste caso, simula pescarem tubarões com gatinhos. Foi feito na Venezuela. Pelo amor de Deus, analisem as imagens que verão que é de uma montagem fajuta da pior qualidade!!!! nem citei o link para não dar ibope a tamanha imbecilidade!!!!

Comentários

  1. Oiie Meu nome é allessandra eu estou reunindo todas as informações que puder se souber de mais alguma coisa me avusa por favor. Allesousamarques@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post, geralmente as pessoas postam lendas urbanas e discutem em cima de suposições, mas vejo que você pesquisou profundamente o assunto e discorreu muito bem sobre ele, mantendo a lucidez necessária.
    Infelizmente, ainda existem alguns que leem somente o início da matéria e continuam achando que o acontecido é fato corriqueiro dessa região.

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao fato de tomar atitudes sem verificar a veracidade dos fatos, eu concordo plenamente! Vejo tantas fotos horrendas de animais mortos ou judiados, ou os dois, que postam no Facebook, mas que não tem informação nenhuma a respeito... só causa a revolta e não ajuda em nada!!! Parabéns pela sua matéria, pois é consistente e fruto de muita pesquisa e empenho!!!

    ResponderExcluir
  4. oi gostaria de saber se deu certo essa receita de quiabo pois to com meu cachorro de 6 meses com essa parvovirose e nao tenho renda pra levar ele ao medico me de alguma noticia urgente agradeço se for atendida ;

    ResponderExcluir
  5. mizeraveis vamos ver se eles gostam que faça isso com eles

    ResponderExcluir
  6. Dagmar, minha irmã é protetora de animais e tem uma planta que cura parvovirose em grande quantidade dos casos. Se tiver interesse me contate. ceciliagduarte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. o ser-humano é uns filhos da puta mesmo né, depois ainda tem a cara de pau dos professores de fala que o ser-humano éh um animal consciente mais acho que depois disso não éh não ... depois que eu falo que prefiro cachorro e gato como meus amigos as pessoas ainda vem me fala qe absurdo ... absurdo eu preferiir cachorro e gato ? eu acho que não né, pois pra mim absurdo é isso que estão fazendo com os animais, não só com cão e gato e sim com todos, pra que comer carne de tubarão ? atah pra fala que come carne de tubarão .. ah por que não si mata logo de uma vez e manda pras pessoas comer a sua carne ? vai toma no cu em ... na moral acho que NENHUM ser humano merece respeito ;)) ... respeito pra que ? pra mata animais e comer ? que merda de sociedade é essa ? vooces acham qe os animais nao tem coraçao? que só por que eles são animais eles merecem isso ? Lóoogiicoooo que não quem merece isso somos nós seres humanos ... ou voces acham que Deus fez o cão eo gato pra gente mata ? eu acho que não em, pra mim Deus fez os animais para nos fazermos compania para ser nossos companheiro ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas