...

B. O. ANIMAL

Página de Registros de Denúncias, Notícias e Informações da Causa Animal.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Peão que matou bezerro em Barretos diz sofrer retaliação

Um dos melhores bulldogueiros [peão que domina o bezerro com as mãos] do Brasil, César Brosco não deve participar do Rodeio Internacional, que começa amanhã na Festa do Peão de Barretos.

Na sexta-feira, segundo dia da festa, Brosco imobilizou um bezerro que acabou ficando tetraplégico e, por isso, foi sacrificado. "Querem [a organização] abafar o caso", disse Brosco à Folha.

Entidades de defesa animal dizem que vão recorrer à polícia e à Promotoria.

A Associação Nacional de Bulldog informou que Brosco foi suspenso por seis meses por ter feito uma manobra de "forma irregular" que resultou na morte do animal.

Folha - Houve algum erro durante a prova?

César Brosco - Foi acidente. Não tem como dizer que o erro foi meu. Talvez o jeito que o boi caiu foi errado. Não é normal quebrar assim.

Você vai ser investigado...
Fui chamado para uma reunião. Falaram para eu não vir ao rodeio, cancelaram minha inscrição.

Qual foi a justificativa?
Querem [a organização] abafar o caso. A intenção deles é arranjar um culpado.

A decisão te surpreendeu?
Demais. Na verdade, tinha que ter um responsável. Ele [um dos organizadores] falou: "perante a lei quem vai responder é você".

A que leis eles se referiam?
A esses protetores dos animais. Como foi acidente, achei que poderia vir competir. Mas eles falaram: "não, é bom você nem vir".

Imagens da prova de bulldog, em que o bezerro foi derrubado por Cesar Brosco e precisou ser sacrificado

Bezerro de 4 meses e César Brosco (prova trágica)

OUTRO LADO

Organizador da festa, o clube Os Independentes informou que Cesar Brosco fez uma manobra "irregular".

Relatório assinado por técnicos do Centro de Estudos do Comportamento Animal, segundo a nota, diz que o bezerro caiu para o lado direito e o competidor girou o pescoço dele para a esquerda.

A nota diz ainda que Brosco foi informado pela Associação Nacional de Bulldog da sua suspensão.

De acordo com o presidente da ONG PEA (Projeto Esperança Animal), Carlos Rosolen, serão denunciados a associação Os Independentes, que organiza o evento, o veterinário responsável e o bulldogueiro Cesar Brosco. 'Eles sabiam que isso poderia acontecer e assumiram o risco', afirma Rosolen.

(...) O PEA deverá ratificar a ação que será feita pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, entidade que congrega várias associações. Para Sônia Fonseca, presidente do fórum, a morte do bezerro é a prova de que há maus-tratos contra animais dentro dos rodeios.

O fórum também irá pedir à Justiça que esse tipo de prova seja eliminado. A WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), que levará o caso ao recém criado Grupo de Atuação Especial de Defesa Animal, do Ministério Público, também ingressará com ação semelhante.

Há quatro anos, a prova do laço foi banida por causa da falta de um redutor de impacto nos animais.

Por meio da assessoria de imprensa, a organização informou que a ANB (Associação Nacional de Bulldog) e o Centro de Estudos do Comportamento Animal analisam se o competidor infringiu as regras durante a prova. A ANB deverá definir as providências depois da divulgação do laudo, que não tem data para ficar pronto.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/964486-peao-que-matou-bezerro-em-barretos-diz-sofrer-retaliacao.shtml

Conheça a Verdadeira Face dos Rodeios e não financie esta barbaridade:

2 comentários:

  1. Esse assassino tem que ser punido, ele, quem organiza essas bestialidades contra animais e os patrocinadores impedidos de apoiar, se companhia de cigarro não pode ser patrocinadora, que dirá essas empresas que patrocinam crimes e banalização da violência. Criar uma lista negra de empresas que se metem nisso. Consumidor consciente jamais será vencido.

    ResponderExcluir
  2. esses desgraçados deveriam por a vaca da mae deles pulando na arena ;e os culpados são quem pagam os ingressos pra por esse povo rico e ainda machucar os inocentes dos animais esses filhos de uma puta;;;;

    ResponderExcluir