Domus Mortem. Decida se o Gato vive ou morre

Site que incita a morte de um gato alarmou a polícia.


O site www.domusmortem.net que incita a morte de um gato através de uma enquete causou o alarme da Polícia Civil de São Paulo. Acionado por ONG, o Deputado Fernando Capez entrou em contato com o a Delegacia de Cibercrimes. A Polícia descobriu tratar-se de uma divulgação de marketing ou pesquisa sociológica de mau gosto. Alertado sobre o delito de "incitação ao crime" o dono prometeu retirar o site do ar no domingo dia 3.

Um site chamado Domus Mortem mostra um gato, em uma webcam ao vivo, pede para o visitante decidir sobre a vida ou morte do bichano e gera polêmica na web. Será real ou falso?

Um site perturbador, sem dúvida. Não há nada no site além de uma única página com um vídeo mostrando um gatinho preso em uma jaula. Logo abaixo, um painel de votação com duas opções:

“Salve o gato” e “Mate o gato”


Um relógio marca o tempo restante para o final da votação. Quando visitamos o site (dia 26 de junho de 2011), o relógio marcava que faltavam apenas 7 dias para o término do jogo.

Algumas pessoas entraram em contato conosco questionando a veracidade da página. Será que isso e real? Será que algum criminoso está realmente colocando a vida de um animal nas mãos dos internautas?

A história é falsa!

A idéia de usar um site para decidir entre vida e morte não é nova! Na ficção, o filme “Sem Vestígios” (Untraceable, em inglês), de 2008, um maluco prende suas vítimas e avisa que quanto mais visitas o site alcançar mais rápido suas presas morrerão.





Usar um gato como vítima foi uma escolha bem pensada, muita gente adora gatos! Em 2003, um engraçadinho inventou uma história de que estaria vendendo gatos presos em garrafas de vidro. Na época a história falsa dos gatos bonsai foi um escândalo que envolveu até o FBI!

O gato na jaula

O blog Johnnypet mostra que o vídeo é, na verdade, uma série de curtos trechos de vídeos que se repetem – em loop – dando a impressão de que há um gato enjaulado 24 horas por dia.

O filme abaixo mostra um resumo de várias horas e prova que há um loop de imagens repetidas.

(Vídeo contém error de formato)

Algumas horas depois do vídeo acima ter sido publicado no Youtube, o Domus Mortem mudou a filmagem do gato enjaulado, como mostra o print abaixo:

domus_mortem-erro2

Print da página Domus Mortem - feita pelo blog Johnnypet

Outros leitores também começaram a investigar o site e encontraram diversas falhas no Domus Mortem. O blog Poison Express mostrou que o relógio com a contagem regressiva do site não é linear. Veja no print do Domus Mortem abaixo que no mesmo instante os dois navegadores mostram tempos diferentes.

Domus Mortem comparativo

Erro capturado por @_JordyAraujo.

Dono do site

O Zeus In Memoriam fez uma simples pesquisa sobre os domínios “domusmortem.com” e “domusmortem.net” e descobriu que eles pertencem à agência “Icons4u & Desing Ltda“. e o responsável técnico pelos domínios se chama Leonardo Sobral. De vez em quando, em seu perfil no twitter, Leonardo comenta sobre o site.

A Icons4u é uma agência especializada em marketing direto e cria campanhas para vários veículos, sobretudo, para a web.

Como o site da Icons4u está em fase de construção, acredito que o final da campanha da Domus Mortem coincida com a inauguração do próprio site deles. Um comercial de si mesmos? Pode ser…

Para votar entre salvar ou matar o gato, o internauta precisa se cadastrar no sistema. O cadastro deverá ser usado no futuro para o envio de promoções, ofertas, enfim… spam!

Colaborou conosco o especialista em terror, nosso amigo @Medo_b

Fonte: http://www.e-farsas.com/domus-mortem-decida-se-um-gato-vive-ou-morre.html


Comentários

  1. hahah eu tbm fui até a civil e registrei ocorrencia!

    vou gravar o vídeo

    ResponderExcluir
  2. Entendam....Não importa se é fake! O gato ficou preso por 8 horas para que as imagens fossem feitas. Quem é protetor sabe como é difícil conscientizar as pessoas sobre maltratar animais, aí vem um imbecil desses e faz uma merda dessas, incitando sim à violência, o dele é fake, mas existem muitos maníacos que fariam isso por esporte com certeza. Ele devia colocar a mãe dele, a esposa dele... Pessoas que entendam o que está acontecendo e que façam isso por vontade própria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas