Liberdade para Lennox - Pit Bull Inocente no 'Corredor da Morte'

Cachorro é condenado à morte na Irlanda do Norte por ter traços da raça pit bull


A raça é proibida e o cão atualmente vive no corredor da morte mesmo nunca ter causado danos.

A última apelação da dona do cachorro Lennox para salvar a vida do animal foi negada pela corte de Belfast, da Irlanda do Norte, na semana passada, apesar de toda campanha pública feita em torno do caso. Lennox vivia em uma residência protegida com cercas para que não fugisse, era castrado e tinha seguro. Dois anos atrás, esse cão considerado dócil por seus donos, foi levado de sua residência para o corredor da morte por ser considerado da raça pit bull.
O especialista em comportamento canino César Millan, apresentador do programa “O Encantador de Cães” no Animal Planet, se pronunciou contra a decisão tomada pela execução do animal. “Eu conheço o caso de Lennox. É uma decisão com que realmente não concordo. Minha equipe está trabalhando para encontrar uma solução melhor”, disse Millan pelo twitter.

Lennox foi tirado de sua casa em maio de 2010, depois de uma denúncia anônima que alegava que um cão capaz de “arrancar cabeças” morava na residência. O depoimento de um dos guardas que retirou o cachorro do local está sendo usado como indício de que Lennox pode ter um comportamento agressivo. O guarda alega que o animal pulou em cima dele e o empurrou com o focinho enquanto a remoção era feita.
Antes da denúncia e do depoimento, porém, nenhuma queixa alegando comportamento agressivo foi registrada contra Lennox. O cão servia de companhia para a filha deficiente de 11 de anos e a família alega que era manso e se comportava de forma impecável.

Na Irlanda do Norte, pela lei, é proibido ter um cão que pela sua constituição física possa ser considerado um pit bull. Se encontrados, cães com esse traços devem ser executados por serem considerados uma ameaça à sociedade, a não ser que se prove que não oferecem perigo, o que é raro. Testes físicos medindo o tamanho dos ossos da cabeça e das patas foram feitos em Lennox e concluiu-se que ele poderia ser classificado como pit bull.
Lennox está preso há dois anos aguardando que os processos acabem e que a sentença definitiva seja dada. Fotografias recentes do animal mostram que ele perdeu bastante pelo durante o confinamento, provavelmente devido a stress. A família entrou com diversos recursos durante esse período para tentar salvar a vida do animal. Além disso, uma petição onlinehttp://www.petitiononline.com/sl190510/petition.html para salvar a vida de Lennox foi feita e já tem mais de 150 mil assinaturas. Uma casa provisória na Irlanda, onde não existe a lei contra pit bulls, também foi oferecida caso o cachorro fosse libertado.
Depois da decisão tomada na semana passada, porém, apenas um apelo em uma questão de direito nas próximas quatro semanas – ou um perdão – pode salvar Lennox. A data exata para execução ainda não foi marcada, mas a previsão é de que ocorra dentro de um mês.


(Por: Juliana Malacarne e Vinícius Galera de Arruda)
Fontes: BBC e The Guardian; Imagens: Reprodução/Facebook
Siga os bichos no Twitter em @planetabicho
O Planeta Bicho também está no Facebook. Passe lá para curtir

Animais, são seres considerados irracionais e ainda pagam por uma culpa que carregam aos olhos dos racionais. Até quando pagarão com a própria vida pelos erros humanos?

Comentários

  1. acho isso uma injustiça com tanto bandido matando por ai que dveriam morrer querem matar este lindo animal!

    ResponderExcluir
  2. que injustiça um pobre cachorro e vão matar ele
    acho isso muito errado poorque se ele tivese mordido matado mais nao so por ser dessa raça

    ResponderExcluir
  3. EU ACHO MUITO CRUEL RINHA DE CAES E ACHO QUE ERAM PRA POR OS CARAS Q PROMOVEM ISSO DENTRO DE UMA JAULA FECHADO COM O CACHORRO MAIS BRABO PRA VER O Q IA ACONTECER COM ELE
    ISSO TEM Q ACABAR O MAIS RAPIDO POSSIVEL

    ResponderExcluir
  4. Esse mundo está perdido mesmo, mesmo que fosse de raça '' agressiva '' isso é uma atitude de pessoas sem sentimentos, sem coração.Agora se uma pessoa for '' agressiva '' e gerar perigo aos que a cercam vamos simplesmente dizimá-la.E não me venha dizer que não é a mesma coisas um animal e uma pessoa que é sim,ambos tem vida e sentimentos.

    ResponderExcluir
  5. o cachorro deve ser devolvido a dona a menina tem uma doença e ela nao vai conseguirse recuperar sem o cachorro isso é muito injusto e ainda a familia nao pode ir visitar o cachorro os seres humanos sao muitos inquencequentes

    ResponderExcluir
  6. Gente pelo amor de Deus quando vc pega um cachorro com esse olhar de labrador como vc imagina que ele mais tarde vai parecer um pit e terrivel deve ser separar um caozinho da sua dona ainda mais que ela tem um deficiência era o companheiro dela isso sim é que é irracional easpero que ele saia do corredor pois não merece esse destino aliás já são dois anos sem ver os donos

    ResponderExcluir
  7. nao mata o lennox.ele nao tem cupa de ter nascido.

    ResponderExcluir
  8. NÃO PODEMOS DEIXAR ISSO ACONTECER!!!!!!!!!!!!!
    VAMOS SALVAR A VIDA DELE PESSOAL E DEVOLVE-LO AOS DONOS!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. ninguem tem direito de tirar a vida de um animal q nunca machucou ninguem, nesse caso nao é o cachorro irracional, deixe ele viver ele tem esse direito!!!! ele faz bem a uma garotinha q tem problema de saude. devolva o Lennox ele merece viver.

    ResponderExcluir
  10. como pode ainda sermos julgados por raçãs? isso é PRECONCEITO ! não somos todos iguais para sermos julgados com a mesma sentença. Mesmo que sua raça apresente perigo a sociedade , porque não os deixar num lugar que não possam oferecer riscos ? então se fosse assim não era para ter leoes em zoologicos ,deveria os deixar na mata . porque não criar um lugar para os pitbuls? ah claro , é mais fácil mesmo fechar os olhos e exterminar um empecilio que naquele pais de ... não tem a descencia de arrumar um jeito para o problema . reforçando uma frase bem conhecida : A agressividade não depende da raçã, todo cão é docil desde que seje bem criado . Sobre esse cão , isso é responsabilidade dos donos deixar com que se tornem bons ou ruins , existem muitas outras raças bravas , a unica diferença é que essa é uma mais forte , quando mais vejo essas coisas revoltantes mais tenho vergonha de dizer que sou um ser humano , pensar que ainda existe tanta indiferença e injustiça nesse mundo e eu aqui sem poder fazer nada me dá um aperto gigante no coração , realmente o mundo ta perdido , vendo isso acabo de ter certeza mesmo , porque essa ignorancia é tão grande que nem é preciso muito para se dar conta disso !

    ResponderExcluir
  11. ISSO É UMA MALDADE,ESTAMOS VIVENDO O FIM DO MUNDO, ONDE AS PESSOAS ESTÃO PERDENDO O VALOR DO QUE É A VIDA E O QUE ELA SIGNIFICA...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas