...

B. O. ANIMAL

Página de Registros, o Blog B.O.Animal ajuda a denunciar e arquivar casos testemunhados por Protetores e Simpatizantes da Causa Animal para não se deixar esquecer dos agressores (nem sempre punidos) e cúmplices de maus tratos e ocultação da verdade. Além de oferecer matérias importantes e interessantes sobre a vida animal, saúde, idade, alimentação, receitas caseiras, tirando dúvidas entre leitores sobre tratamentos e socorros!

Demos o primeiro passo, buscamos apoio e lutamos por Justiça às Vítimas, fatos que foram testemunhados e registrados por Protetores e Simpatizantes da Causa Animal são divulgados e arquivados, não conheceríamos os três maiores criminosos de outra forma: CAMILA CORREIA, DALVA LIMA DA SILVA e CLÁUDIO CÉSAR MESSIAS.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ranking da inteligência canina

Seu cachorro (assim como os meus) é classificado como gênio por você? Acha que ele entende tudo, sabe tudo e só falta sair por aí falando francês e chinês? Bom, então você deve ser igual a 9 entre 10 pessoas que são apaixonadas pelos peludos. Para comprovar – ou não – ainteligência do seu cachorrinho, entenda um pouco mais sobre o ranking dasraças mais inteligentes, feito pelo pesquisador americano Stanley Coren.

Coren publicou uma lista dos cachorros mais inteligentes no livro A Inteligência dos Cães. Opesquisador elaborou um questionário, que foi preenchido por 208 juízes americanos especializados em provas de obediência. Seu objetivo era conseguir atingir o maior número de cães e de raças. Porém, a inteligência medida nesse estudo não é aquela instintiva dos cães e sim a inteligência de obediência e trabalho. O pesquisador também dividiu as raças em seisgrupos, de acordo com a classificação de cada cão. Entenda os grupos para conhecer um pouco mais sobre o seu amigo.

Graduações de 1 a 10: corresponde aos melhores cães em termos de inteligência e obediência para o trabalho. Mostram sinais de compreensão de comandos simples após 5 repetições e não precisam de muita prática para mantê-los. Obedecem na primeira ordem dada pelo treinador em cerca de 95% dos casos e respondem aos comandos apenas alguns segundos depois de solicitado, mesmo que o dono esteja longe.

Graduação de 11 a 26: são excelentes cães de trabalho. O treinamento com simples comandos é normalmente assimilado depois de 5 a 15 repetições. Os cães lembram das ordens muito bem, mas podem melhorar com a prática. Respondem ao primeiro comando em cerca de 85% dos casos, ou mais. Ordens mais complexas a resposta é um pouco mais demorada. Demoram mais a responder se o treinador estiver distante.

Graduações de 27 a 39: precisam em média de 15 a 20 repetições antes de obedecer de forma imediata. Depois de aprender retêm os comandos com certa facilidade. Respondem logo no primeiro comando em 70% dos casos, ou melhor, dependendo da quantidade de tempo investido no treinamento. Esse grupo tem mais dificuldade em se concentrar na medida em que o treinador se distancia fisicamente.

Graduações de 40 a 54: demonstram sinais simples de compreensão da maioria dos comandos após 15 a 20 repetições. No entanto, para a obediência razoável serão necessárias de 25 a 40 experiências bem sucedidas. Treinados adequadamente apresentam um bom resultado. Se o esforço concentrado não for aplicado no início do treinamento, o cão pode perder rapidamente o hábito de aprender. Respondem no primeiro comando em 50% dos casos, mas o grau de obediência final e confiabilidade irá depender da quantidade de prática e repetições.

Graduações de 55 a 69: a capacidade de obediência e de trabalho é razoável. É preciso 25 repetições antes de começar a mostrar algum sinal de entendimento do comando novo e provavelmente 40 a 80 repetições antes de fixá-lo. Se não forem treinados várias vezes, agem como se tivessem esquecido completamente o que aprenderam. Respondem prontamente no primeiro comando em apenas 30% dos casos e obedecem melhor se o dono estiver muito perto deles fisicamente. Estes cães parecem estar sempre distraídos e obedecem apenas quando desejam.

Graduações de 70 a 79: são as raças julgadas como mais difíceis, com o menor grau de inteligência de trabalho e obediência. Durante o treinamento inicial, podem precisar de 30 a 40 repetições de simples comandos antes de mostrarem algum sinal de que fazem ideia do que se trata. Esses cães podem precisar executar mais de 100 vezes um comando de forma correta, antes de se tornarem confiáveis na sua performance.

CONFIRA O RANKING DE STANLEY COREN



Mas onde entra "Vira Latas" nesta lista? Bom, cá entre nós, se tratando de raças puras a lista pode até estar completa, mas hoje em dia, Coren não conheceu a inteligência dos Vira Latas, é ou não é?

Fonte: http://colunas.criativa.globo.com/bicharada/2011/07/03/ranking-da-inteligencia-canina-genios-de-quatro-patas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário